terça-feira, 22 de março de 2016

Os americanos se preocupam com crowdfunding para a coisa pública!

Li uma matéria muito interessante na Wired: o autor demonstra que os americanos devem se preocupar com o que parece ser uma tendência lá no país deles, o crowdfunding aplicado à coisa pública.

Vamos às definições então.
Financiamento coletivo (crowdfunding) consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa.[1] O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo cidadão,[2] pequenos negócios e start-upscampanhas políticas, iniciativas de software livrefilantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Financiamento_coletivo)

O artigo do Peter Moskowitz prossegue. Um professor de uma pequena escola pública iniciou uma campanha de crowdfunding pela Internet para angariar dinheiro para... para... PARA? Pasmem: compra de papel, lápis e material escolar para os alunos. O autor fala de outros casos em que o financiamento coletivo está sendo usado como alternativa nas questões onde o Estado está omisso. E isso, segundo ele, é preocupante, na medida em que incentiva a negligência do governo em áreas essenciais. E vai além: se a moda pega, não seria difícil imaginar um futuro em que dólares de pessoas físicas é que determinem a prioridade nos investimentos em saúde, educação e segurança.
Ora, ora, ora... está aí um ponto (talvez o único) em que infelizmente podemos dizer que estamos décadas à frente deles. Quem nunca foi solicitado a dar ajuda financeira a uma escola, creche ou hospital público? E o posto de saúde do bairro, que não tem material para os atendimentos, então a comunidade se mobiliza para ajudar? E o guarda da sua rua, que todos os vizinhos pagam? O que é isso senão um financiamento coletivo privado para dar as soluções que o Estado não traz? Fazemos isso há décadas e nem nos damos conta da gravidade dessa cultura.

Leia o artigo todo em: http://www.wired.com/2016/03/crowdfunding-is-evil/





Nenhum comentário:

Postar um comentário