quinta-feira, 7 de abril de 2016

O eterno vai e vem do que faz mal e do que faz bem à saúde.

Ligo a TV para ver o noticioso e assisto a uma matéria falando que o ovo faz mal à saúde; leio uma revista e lá está um especialista a defendê-lo. Vou na academia treinar e escuto que o melhor sistema de condicionamento é o crossfit; volto para casa e escuto no rádio um cara dizendo que conheceu uma mulher que morreu durante um treino.

Leio um livro do Osho em que ele fala, resumo da ópera, que meditação é como correr na esteira: te ajuda a desopilar um pouco, mas não te leva a lugar nenhum. Não serve para nada. Que quem medita em busca da felicidade é um idiota, que o lance é ser feliz primeiro, daí a meditação vem automaticamente,

E agora esse artigo? "Seu estilo de vida saudável não te faz necessariamente saudável", segundo o qual os quatro fatores principais de uma boa saúde, segundo se acreditava até agora, a saber:
- atividade física
- qualidade de alimentação
- percentual de gordura corporal
- não fumar
não significam mais nada, segundo pesquisas. Fizeram testes e mais testes com pessoas que praticavam esportes, comiam coisas naturebas, etc, etc e no final adoeceram das mais diversas patologias. Que existem outros fatores, como o ambiente, stress, condicionamento mental e psicológico, que podem pesar muito mais no fator saúde.

E agora, José?

Bom, só resta um caminho: escutar o que o nosso amigo Osho fala e tratar de ser feliz. O resto vem a reboque ou então não tem jeito. E se me dão licença, agora vou dar a minha corrida diária e depois tomar uma cerveja bem gelada...

(artigo completo em http://www.wired.com/2016/04/healthy-lifestyle-wont-necessarily-make-healthier/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário